sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Conflitos...

Quando paro pra pensar na minha vida percebo que já passei e passo por vários conflitos. Na verdade, é praticamente impossível uma pessoa viver sem conflitos. Somos todos diferentes, temos histórias de vida diferentes, personalidades, índoles, valores, hábitos, enfim, cada um é cada um. E é exatamente isso que nos torna interessantes. 
O fato é, se existe convivência, principalmente nas relações amorosas, família, no trabalho e entre amigos, conflitos são praticamente inevitáveis.
Fico pensando em alguns casais que dizem: "Nunca discutimos!" Ah, fala sério! Neste caso, com toda certeza um ou outro está engolindo muitos sapos. Se submeter apenas às vontades do outro impede o crescimento pessoal, do casal e ainda gera desrespeito na relação. 
Quem não discute ( no bom sentido), não expõe seus sentimentos, guarda mais mágoas e rancores, fica cozinhando aquilo por mais tempo que suporta daí quando explode...sái de baixo. É como jogar "titica"... no ventilador!
Diferenças são inevitáveis e devem ser discutidas. No caso da família não tem jeito mas trocar de marido ou esposa, amigo, se afastar das pessoas não adianta. No início de qualquer relacionamento, tudo é lindo mesmo, depois aparecem as "temidas" diferenças e os problemas surgem. É o tal negócio: "Você troca as pessoas mas os problemas, mais cedo ou mais tarde, serão os mesmos!"  Acaba sendo um padrão.
A grande sacada é em como encarar esses conflitos. Não adianta tentar ignorá-los, se ele existe tem que ser resolvidos. Também não adianta esbravejar e travar uma batalha, essa atitude magoa mais a nós mesmos do que o outro. ( Tô escrevendo mas ainda não estou tão evoluida espiritualmente pra conseguir isso!)
Relações bem sucedidas existem não pela falta de diferenças mas sim em como estas diferenças são administradas. Nunca vai existir o certo ou o errado. cada um se justifica da sua forma.  
Eu ainda não consigo administrar os conflitos na minha vida e nas minhas relações tão tranquilamente mas acho que a melhor forma é ser sincero e tentar resolver sem prejudicar ninguém. 
Pra ser sincera, primeiro preciso resolver meus conflitos internos para então conseguir administrar os externos...

"A minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito."(Padre Fábio de Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário